quarta-feira, 6 de julho de 2011

A fórmula é de BHASKARA?


O hábito de dar o nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da equação do 2º grau se estabeleceu no Brasil por volta de 1960. Esse costume, aparentemente só brasileiro (não se encontra o nome de Bhaskara para essa fórmula na literatura internacional), não é adequado pois:

Problemas que recaem numa equação do segundo grau já apareciam, há quase quatro mil anos em textos escritos pelos babilônios. Nesses textos o que se tinha era uma receita (estrita em prosa, sem uso de símbolos) que ensinava como proceder para determinar as raízes em exemplos concretos como coeficientes numéricos.

Bhaskara que nasceu na Índia em 1114 e viveu até cerca de 1185, foi um dos mais importantes matemáticos do século 12. As duas coleções de seus trabalhos mais conhecidas são Lilavati ("Bela") e Vijaganita ("extração de raízes"), que tratam de aritmética e álgebra, respectivamente, e contém numerosos problemas sobre equações lineares e quadráticas (resolvidas também como receitas em prosa), progressões aritméticas e geométricas, radicais, tríadas pitagóricas e outros.

Até o fim do século 16 não se usava uma fórmula para obter as raízes de uma equação do segundo grau, simplesmente porque não se representavam por letras os coeficientes de uma equação. Isso começou a ser feito a partir de François Viète, matemático francês que viveu de 1540 a 1603.

Logo - embora não se deva negar a importância e a riqueza da obra de Bhaskara -, não é correto atribuir a ele a conhecida fórmula de resolução da equação do 2º grau.

Explorando o Ensino  da Matemática, Vol. 1, 2004 - MEC

Um comentário:

  1. Cara eu vivo falando isso para os meus alunos do 9ºano mais você acredita que um aluno meu no ensino médio disse que o outro professor de Matemática da escola pois nós dividimos a turma descordou de mim dizendo que eu estava errado que a fórmula era de Báskara? Eu mantive minha palavra mais não quiz mais entrar em detalhes para não contrariar o colega

    ResponderExcluir