segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Secundaristas realizam manifestação em defesa da educação

Por Macarrão

Mesmo após a suspensão da greve após golpe do sindicato APEOC, professores e estudantes se mantem mobilizados em defesa da educação pública e atentos as negociações com o governo.

Na manhã de hoje(31/10/11) os estudantes do EEFM José de Alencar organizaram uma manifestação em defesa da educação pública na sua escola e alguns estudantes filiados a Rede Estudantil Classista e Combativa[RECC] do Adauto Bezerra e UFC participaram para apoiar.

Dias antes a diretora da escola havia descoberto que haveria uma manifestação e colocou o dia de hoje como mais um dia de provas bimestrais, mesmo assim os estudantes não temeram, mantiveram o piquete no portão da escola fazendo com que cerca de 150 estudantes aderissem e não entrassem. Alguns dos estudantes que entraram após assédio moral realizado pela diretora rasgaram a prova ou simplesmente não a fizeram como forma de protesto. A policia foi acionada por duas vezes, entrou, saiu e nada pode fazer a não ser receber o rechaço estudantil através de vaias.

As 8:30 a imprensa burguesa chegou e os estudantes saíram da escola fechando a rua. Nesse momento a direção aproveitou para colocar o restante que permaneceu na entrada para fora da escola fechando-a assim para seus estudantes. Logo após a saída da mídia ocupamos as ruas e iniciamos a manifestação rumo ao Liceu da Messejana onde iria ocorrer o zonal da 6 região dos professores que se preparam para iniciar uma nova greve caso suas demandas não sejam atendidas até o dia 10/11. Muitos outros estudantes ao "acabarem" as provas se juntaram aos paredistas e marcharam conosco fazendo a manifestação ter 300 estudantes.

A manifestação ocorreu sem nenhum problema. Puxamos palavras de ordem constantemente, éramos aplaudidos pela população que estava no centro de Messejana, nos carros, ônibus, caminhões, lojas... em todo canto. Ao chegarmos no Liceu da Messejana fomos prontamente recebidos pelos estudantes da escola com palavras de ordem e com uma estrutura de som montado pelo núcleo gestor para informar o que ocorreu naquela manhã. Os estudantes tentaram parar as aulas de alguns professores que teimavam em não liberar seus alunos mesmo com o aval do núcleo gestor.

Após tudo isso os estudantes iniciaram uma reunião especifica que definiu algumas datas de encontros para preparar mobilizações parecidas bem como iniciar a organização estudantil secundarista.

ESTUDANTES DO POVO QUAL É SUA MISSÃO?
FAZER A GREVE GERAL DA EDUCAÇÃO!

Fonte: CMI Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário