quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROFESSORES DENUNCIAM PRESSÃO DE GOVERNO E SINDICATO

Foto: repórter Weberte Lemos
Educadores, estudantes e pais de alunos estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (24), na Praça do Ferreira, em Fortaleza, para protestar contra as ameaças e o assédio moral que os professores da rede pública estadual afirmam estar recebendo do Governo do Estado. A mobilização começou com uma passeata pelas ruas do centro, a partir da Praça da Bandeira.

Os educadores reivindicam o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério com repercussão na carreira, além da garantia de 1/3 da carga horária para planejamento de aulas.

Denúncia
Alguns professores denunciam que o Governo do Estado estaria incentivando a formação de grupos de professores do interior do Estado que viriam a Fortaleza para votar, durante assembleia nesta sexta-feira (25), contra a deflagração de uma nova greve.

Educadores que participaram do protesto também acusam o Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará (Apeoc) de trabalhar para encerrar a mobilização, evitando uma nova greve, mesmo sem que a categoria tenha as reivindicações atendidas.

Sem Apeoc
O sindicato dos Profressores e Servidores do Estado do Ceará (Apeoc) não deu apoio ao movimento. No início da manhã, o vice-presidente do sindicato, Reginaldo Pinheiro, disse à produção do Jornal Jangadeiro que a orientação para a categoria é aguardar a assembleia geral que será realizada na sexta-feira (25), às 8 horas, no Ginásio Paulo Sarasate.

A redação do Jangadeiro Online tentou contato com a direção do sindicato Apeoc para ouvir o posicionamento diante da denúncia de pressão contra a parte dos educadores, mas os dirigentes não atenderam as chamadas.

Proposta
Os servidores receberam uma proposta no último dia 4 de novembro, do Governo do Estado do Ceará, para reajuste de salário. A categoria pode receber 15% de acréscimo, que seria implantado em duas parcelas. A primeira, de 7,5%, retroativa a 1º de novembro, já seria recebida neste mês; e a segunda, de outros 7,5%, valeria a partir de 1º de janeiro de 2012.

Além dos 15%, o Governo propôs gratificação de 20% para professores com título de mestrado e 30% para doutores.

Greve
No dia 11 de novembro, em votação acirrada, os manifestantes resolveram encerrar a greve deflagrada no dia 5 de agosto (durou 63 dias) e propuseram uma nova paralisação que pode ser iniciada no dia 28. A categoria recusa o reajuste de 15% oferecido pelo governador Cid Gomes.

Assembleia na sexta
O sindicato Apeoc realiza, nesta sexta-feira (25), uma assembleia geral com os educadores para decidir os rumos do movimento. Em votação, a categoria vai definir se inicia uma nova greve ou se aceita a proposta do governo.

A assembleia está marcada para as 8 horas da manhã no ginásio Paulo Sarasate.

Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário