quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

UFC aplicará Sisu duas vezes e promete aumentar número de vagas 


Instituição diz que nada muda para os alunos. Expectativa é de que pelo menos 6.200 estudantes entrem na UFC em 2012. Em 2011, foram 5.724. Candidatos podem simular resultados do Sisu a partir desta segunda-feira, 26


A partir de 2012, a Universidade Federal do Ceará (UFC) aplicará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) duas vezes ao ano para preencher as vagas dos seus cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo e Área Básica de Ingresso (ABI).

Atualmente, os alunos tanto do primeiro quanto do segundo semestre são escolhidos em apenas uma aplicação do Sisu. A medida vale para os campi da Capital e Interior (Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, Quixadá, no Sertão Central, e Sobral, na Região Norte).

Com isso, a logística da UFC assemelha-se à do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Segundo o titular da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) da instituição, professor Miguel Franklin, o novo método facilitará o preenchimento das vagas. “Este ano, houve uma certa confusão por parte dos candidatos nas chamadas. Alguns confundiram a colocação da chamada com a colocação no curso. Eles não buscaram informações e isso gerou alguns casos de confusão. Com a divisão, facilita a nossa logística”, argumenta.

Para o próximo ano, ele prevê aumento no número de vagas da Universidade. Pelo Sisu 2011, 5.724 candidatos do Enem 2010 ingressaram na UFC. Em 2012, serão pelo menos 6.200.

Na primeira aplicação do Sisu, 4.197 vagas serão ocupadas. A definição considerará o resultado do Enem 2011. As demais vagas ficarão disponíveis na segunda aplicação do Sistema.

A distribuição das vagas não acontece de forma igualitária por semestre devido às demandas específicas dos curso. Há setores em que alunos ingressam apenas uma vez ao ano, ao passo que outros recebem calouros nos dois semestres. É o caso de Medicina.

Como boa parte tem apenas uma entrada, mais cadeiras são disponibilizadas para o primeiro Sisu. Ciências Sociais, Engenharias, Fisioterapia, Ciências Atuariais, Finanças, Secretariado Executivo, Cinema e Audiovisual, Dança, Filosofia, Gastronomia, Teatro e Educação Física (licenciatura diurna) são exemplos.

“Para o aluno, não muda nada. Porque ele fará só uma prova que servirá para os dois Sisus. Mas, quem se aloca no primeiro semestre, não tentará para o segundo no mesmo curso. Poderá tentar para outro curso. Será uma nova oportunidade para os que chegaram à conclusão de que escolheram a área errada”, cita Franklin.
(Bruno de Castro)

ENTENDA A NOTÍCIA
A Coordenadoria de Planejamento diz que logística de preenchimento de vagas melhorará com a medida. Favorecerá, também, o aumento do número de cadeiras, que saltarão de 5.724, em 2011, para pelo menos 6.200 no próximo ano.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Valor Nominal, Valor Atual e Valor Futuro no Regime de Juros Simples

Valor Nominal (N)

É quanto vale um compromisso na data do seu vencimento.




Valor Atual (VA)

            É o valor que um compromisso tem em uma data antes do seu vencimento.

  
n ® Período de antecipação: n = t – p
C ® Valor na data zero (capital)
VA ® Valor atual na data p
N ® Valor nominal na data t

Notas:

1. Observe que podemos entender que o valor atual (VA) poderá ser calculado a partir da fórmula do montante, visto que o tempo passado não tem relevância e nem determina alterações no valor do título.  

2. Numa operação de juros, se não for especificado, explícita o regime de juros, adotar-se-á o regime de juros simples, que é o mais comum. Para adotar o regime de juros compostos, ter-se-ia que declarar explicitamente que a operação fora efetuada no regime de juros simples.

Exemplo:

·      Uma negociante possui um título no valor de R$ 8.000,00 em seu poder e que resolveu negociá-lo 3 meses antes do vencimento que era de 1 ano. A taxa de juro vigente no mercado é de 5% ao mês. Nestas condições, qual o valor atual (VA) a ser pago no resgate deste título?

Solução:

Dados: N = 8.000
n = 3 meses (antecipação)
t = 1 ano (termo)
i = 5% a.m. (taxa de operação)

Aplicando a fórmula temos:

 
Valor Futuro

            Corresponde ao valor do título em qualquer data posterior à que estamos considerando no momento. É o mesmo que montante.
            Veja graficamente:



Exemplo:

·      Qual será o valor futuro se a pessoa aplicar R$ 10.000,00 à taxa de 5% ao mês daqui a três meses?

Solução:

Dados:
C = 10.000
i = 5% a.m. ou i = 0,05 a.m.
t = 3 meses

Aplicando a fórmula temos:


 O valor futuro será de R$ 11.500,00 daqui a 3 meses.

Custo de Oportunidade

            Esta é uma situação que ocorre quando uma “pessoa” propõe a transferência da aplicação a uma outra. A primeira aplicou (comprou) o título  com uma taxa i e um prazo t. Quando da transferência, se a taxa de juros do mercado for maior, o cálculo para atualizar será feita com a taxa da ocasião.

Exemplo:

·      Uma certa pessoa aplicou R$ 5.000,00 à taxa de 24% a.a. pelo prazo de 10 meses. Três meses antes da data de vencimento, esta pessoa propôs a transferência da aplicação a uma amigo. Nesta ocasião a taxa de juros de mercado era de 30% a.a. Qual o valor a ser pago pelo título?

Solução:

Dados:
C = 5.000 (capital)
i = 24% a.a.
t = 10 meses (tempo de aplicação)
n = 3 meses (antecipação)
i0 = 30% a.a. (taxa de juro na ocasião da transferência)

1. Cálculo do Montante


2. Cálculo do valor atual (VA)

·         Graficamente


Dados:

N = 6.000;
i = 30% a.a.;
n = 3 meses

Assim, aplicando a fórmula temos:



Fonte: ALENCAR NETO, JOÃO LÚCIO DE. Matemática Financeira. Fortaleza: Imprece, 2006.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Juros Simples

Introdução

Juro é definido como sendo a remuneração a qualquer título, atribuída ao fator capital. O juro se dá, por exemplo quando emprestamos uma certa quantia por determinado tempo. Ao fim desse prazo recebemos, além da quantia emprestada, um acréscimo pelo tempo que não disponibilizamos do capital.

Taxa de juro

A taxa de juro é determinada de um coeficiente referido a um dado intervalo de tempo. Tal coeficiente nada mais é que a remuneração da unidade de capital empregada por um prazo igual àquele da taxa.

Formas (notações)

·         Percentual Refere-se a centos do capital.
·         Unitária Refere-se à unidade de capital.

Exemplos:


 Diagrama de Capital no Tempo – Fluxo de Caixa

1. Praticamente quase todos os problemas financeiros dependem basicamente do fluxo (entradas e saídas) do dinheiro no tempo. Esta movimentação no caixa é chamada de FLUXO DE CAIXA.

Exemplo:


2. Algumas Convenções Importantes:
·         A reta horizontal é uma escala de tempo, com a progressão da esquerda para direita.
·         As flechas indicam entradas e saídas de dinheiro. As flechas para baixo significa uma saída ou aplicação de dinheiro. As flechas para cima, significa uma entrada ou recebimento de dinheiro.
·         O tamanho das flechas devem representar proporcionalmente valor do capital que está associado.

Cálculo dos Juros Simples

O juro simples é a remuneração pelo capital aplicado que é diretamente proporcional ao seu valor e ao tempo de aplicação. O fator de proporcionalidade é a taxa de juros.



Exemplo:
·      Quanto rende um principal de R$ 100,00 aplicado à taxa de 5% ao semestre e por um prazo de 2 anos.

Solução:

Dados:
C = 100
i = 5% a.s. ou i = 0,05 a.s.
t = 2 anos = 4 semestres

Então, tem-se:
J = Cit
J = 100 × 0,05 × 4 Þ J = R$ 20,00

Montante (M)

Define-se como montante de um capital, aplicado à taxa i e pelo prazo t, como sendo a soma do juro mais o capital ® M = C + J.


Taxa Proporcional

            Duas taxas são proporcionais quando seus valores formam uma proporção com tempos a elas referidos, reduzidos à mesma unidade.


 Exemplo:
·      Verificar se as taxas de 5% a.t. e de 20% a.a. são proporcionais.

Solução:

i1 = 5% a.t.                             t1 = 3 meses
i2 = 20% a.a.                         t2 = 12 meses


Portanto as taxas de 5% a.t. e 20% a.a. são proporcionais.

Em regime de juro simples é indiferente falar-se em duas taxas proporcionais ou equivalentes.

Juro Exato e Juro Comercial

            Neste caso, podemos ter dois enfoques dependendo do número de dias adotado para o ano.

a) Ano civil: 365 dias ou 366 dias (bissexto)

Juro exato

 b) Ano comercial: 360 dias

Juro comercial ou (ordinário)

  
Fonte: ALENCAR NETO, JOÃO LÚCIO DE. Matemática Financeira. Fortaleza: Imprece, 2006.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Regra de Três Simples e Composta

Regra de Três Simples

Numa situação-problema, que relaciona duas grandezas em que são conhecidos dois valores de uma grandeza e um valor da outra (portanto, são conhecidos três valores), o objetivo é calcular o quarto valor relacionado com a segunda grandeza.

Exemplos:

1. Na extremidade de uma mola, é colocado um copo com massa de 10 kg. Verifica-se, então, que o comprimento da mola distendida é de 54 cm. Se colocarmos um corpo com 15 kg de massa na extremidade dessa mola, qual será o comprimento dela?

Solução: Vamos representar o comprimento procurado pela letra x. De acordo com os dados, o problema relaciona dois valores da grandeza massa (10 kg e 15 kg) com dois valores da grandeza comprimento (54 cm e x cm).

Massa do corpo
(em kg)
Comprimento da mola
(em cm)
10
54
15
x

Pelos dados da tabela, se duplicarmos a massa inicial do corpo, o comprimento da mola também irá dobrar. Logo, as grandezas relacionadas são diretamente proporcionais.

Se as grandezas são diretamente proporcionais, temos:


Portanto, o comprimento da mola distendida será de 81 cm.

2. Um competidor de atletismo completou um percurso em 20 s, atingindo a velocidade média de 18 km/h. Se ele corresse a uma velocidade de 20 km/h, em quanto tempo completaria o mesmo percurso?

Solução: Vamos representar o tempo procurado pela letra x. De acordo com os dados, o problema relaciona dois valores da grandeza velocidade (18 km/h e 20 km/h) com dois valores da grandeza tempo (2o s e x s).

Velocidade
(em km/h)
Tempo
(em segundos)
18
20
20
x

Pelos dados da tabela, se duplicarmos a velocidade inicial, o tempo gasto para percorrer o percurso vai cair para a metade. Logo, as grandezas são inversamente proporcionais.


Portanto, se a velocidade do competidor fosse de 20 km/h, ele teria gasto 18 s para fazer o percurso.

Regra de Três Composta

Numa situação-problema que relacione mais de duas grandezas, em que não se conhece um dos valores dessas grandezas, é necessário separar o problema em diversas regras de três simples, observando, caso a caso, se se obtém grandezas diretamente proporcionais ou grandezas inversamente proporcionais.

Exemplo:

Um motociclista, rodando 4 horas por dia, percorre em média 200 km em dias. Em quantos dias esse motociclista vai percorrer 500 km, se rodar 5 horas por dia?

Solução: Vamos representar pela letra x o número de dias procurado. De acordo com os dados do problema, vamos organizar o quadro a seguir:

Número de km
Número de horas/dia
Número de dias
(A)
(B)
(C)
200
4
2
500
5
x

1. Fixando a grandeza A, vamos relacionar as grandezas B e C.

Se dobrarmos o número de horas que o motociclista roda por dia, o número de dias que ele leva para percorrer a mesma distância cairá para a metade. Logo, as grandezas B e C são inversamente proporcionais.

2. Fixando a grandeza B, vamos relacionar as grandezas A e C.

Se duplicarmos o número de quilômetros percorridos, o número de dias dobrará, lembrando que o motociclista roda o mesmo número de horas por dia. Logo, as grandezas A e C são diretamente proporcionais.

Assim, a grandeza C é diretamente proporcional à grandeza A e inversamente proporcional à grandeza B. Para que a variação da grandeza C seja diretamente proporcional ao produto da variação das duas outras, devemos escrever a razão  inversa dos valores que expressam a grandeza B (a razão inversa de 4/5 é 5/4).

Daí:


Assim sendo, obtemos:


Portanto, o motociclista levará 4 dias para percorrer 500 km, se rodar 5 horas por dia.

Fonte: SANTOS PAES, RUI. Matemática. Barueri, SP: Gold Editora, 2008 – (Coleção concursos públicos; o passo decisivo para sua aprovação; v.7)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROFESSORES DENUNCIAM PRESSÃO DE GOVERNO E SINDICATO

Foto: repórter Weberte Lemos
Educadores, estudantes e pais de alunos estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (24), na Praça do Ferreira, em Fortaleza, para protestar contra as ameaças e o assédio moral que os professores da rede pública estadual afirmam estar recebendo do Governo do Estado. A mobilização começou com uma passeata pelas ruas do centro, a partir da Praça da Bandeira.

Os educadores reivindicam o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério com repercussão na carreira, além da garantia de 1/3 da carga horária para planejamento de aulas.

Denúncia
Alguns professores denunciam que o Governo do Estado estaria incentivando a formação de grupos de professores do interior do Estado que viriam a Fortaleza para votar, durante assembleia nesta sexta-feira (25), contra a deflagração de uma nova greve.

Educadores que participaram do protesto também acusam o Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará (Apeoc) de trabalhar para encerrar a mobilização, evitando uma nova greve, mesmo sem que a categoria tenha as reivindicações atendidas.

Sem Apeoc
O sindicato dos Profressores e Servidores do Estado do Ceará (Apeoc) não deu apoio ao movimento. No início da manhã, o vice-presidente do sindicato, Reginaldo Pinheiro, disse à produção do Jornal Jangadeiro que a orientação para a categoria é aguardar a assembleia geral que será realizada na sexta-feira (25), às 8 horas, no Ginásio Paulo Sarasate.

A redação do Jangadeiro Online tentou contato com a direção do sindicato Apeoc para ouvir o posicionamento diante da denúncia de pressão contra a parte dos educadores, mas os dirigentes não atenderam as chamadas.

Proposta
Os servidores receberam uma proposta no último dia 4 de novembro, do Governo do Estado do Ceará, para reajuste de salário. A categoria pode receber 15% de acréscimo, que seria implantado em duas parcelas. A primeira, de 7,5%, retroativa a 1º de novembro, já seria recebida neste mês; e a segunda, de outros 7,5%, valeria a partir de 1º de janeiro de 2012.

Além dos 15%, o Governo propôs gratificação de 20% para professores com título de mestrado e 30% para doutores.

Greve
No dia 11 de novembro, em votação acirrada, os manifestantes resolveram encerrar a greve deflagrada no dia 5 de agosto (durou 63 dias) e propuseram uma nova paralisação que pode ser iniciada no dia 28. A categoria recusa o reajuste de 15% oferecido pelo governador Cid Gomes.

Assembleia na sexta
O sindicato Apeoc realiza, nesta sexta-feira (25), uma assembleia geral com os educadores para decidir os rumos do movimento. Em votação, a categoria vai definir se inicia uma nova greve ou se aceita a proposta do governo.

A assembleia está marcada para as 8 horas da manhã no ginásio Paulo Sarasate.

Fonte: Jangadeiro Online

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O governador cearense mente!
Vamos dizer um basta!

Os professores NÃO ACEITARAM a proposta indecente do governador.

O governador NÃO ofereceu 15% e, sim 7,5% de aumento para 2011. O restante já seria o nosso reajuste POR DIREITO em 2012. Além disso a reivindicação da categoria não é por um simples reajuste salarial, mas sim pela aplicação da Lei do Piso repercutida em nossa atual carreira.

O salário do professor está longe de R$ 3.000,00. Apenas um pequeno grupo de pessoas recebe essa quantia. Um professor em início de carreira, com nível superior, recebe apenas  R$ 1.328,64 em um regime de 40h semanais, o QUINTO PIOR salário de início de carreira no país.

Os professores, segundo a lei, têm direito a 1/3 do seu tempo de trabalho para hora atividade fora de sala de aula, que deve ser utilizado para correção de  atividades, planejamento e atendimento aos alunos. Esse direito foi adquirido pela categoria desde 2008 e o Governo do Estado teve todo esse tempo para aplicá-lo. Agora, tentam empurrar a aplicação desse direito, de forma escalonada, até 2014. Os professores NÃO DEVEM PAGAR as consequências pela falta de planejamento do Governo.

ESPALHE ESSA IDEIA!
APÓIE OS PROFESSORES DAS
ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS!


Professores da Rede Estadual de Ensino do Ceará