quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Professores acampam na Assembleia do Ceará e iniciam greve de fome


Professores da rede estadual do CE estão em greve há quase dois meses. Sindicalistas prometem acampar na Assembleia até greve encerrar.

Professores prometem greve de fome até o fim da paralisação
(Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Um grupo de professores da rede estadual de ensino do Ceará, em greve há quase dois meses, passou a acampar na sede da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (28), segundo o professor Clésio Mendes, do comando de greve. Os professores iniciaram também uma greve de fome no interior da Assembleia até que a paralisação se encerre

Segundo o presidente do sindicato da categoria (Apeoc), Anízio Melo, a iniciativa não partiu da entidade, mas de um grupo de profissionais. O sindicato pede um plano de cargos e carreiras e o cumprimento da Lei Federal do Piso. Os professores querem que a aplicação do piso atinja todos os integrantes da carreira, sejam profissionais de nível médio, graduados ou pós-graduados.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos (PT), afirma que o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), prometeu não enviar nova tabela de plano de cargos e careiras da categoria, sem que seja negociada com os professores.


“Se eles aceitarem, na segunda-feira já sentam a secretária da educação e a comissão do sindicato e do estado para organizar o novo plano de cargos e salários”, afirma. A partir de então, segundo o deputado, o grupo tem 30 dias para elaborar o novo plano.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) concedeu no dia 26 de agosto uma liminar que determina a suspensão da greve e o retorno das atividades com multa diária de R$ 10.000,00 para o sindicato, caso a decisão não fosse cumprida.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário